Quais são as formas de contrato de patrocínio?

Uma vez definido o patrocínio em específico, surge a questão das formas de contrato de patrocínio.

Já adianto que existem algumas nomenclaturas gerais para as chamadas chancelas de patrocínio que mostraremos neste post.

Vamos lá:

  1. Quais são as formas de contrato de patrocínio?
    1. Nomenclatura (Naming Rights)
    2. Exclusivo (Sponsor)
    3. Co-Patrocinador (Co-Sponsor)
    4. Mídia (Media Sponsor)
    5. Support
  2. Importância de adotar contrato de patrocínio escrito
  3. Conclusão

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1. Quais são as formas de contrato de patrocínio?

1. contrato de patrocínio de Nomenclatura (Naming Rights)

Em primeiro lugar, esta forma acontece quando a empresa adquire o direito de usar o seu nome na camisa ou no local físico da empresa.

Neste contrato existem vantagens para ambos os lados.

Por exemplo, no caso da empresa patrocinada, ela recebe a verba e ainda leva o nome de uma grande marca.

Por outro lado, para a patrocinadora, a vantagem é associar o seu nome a um local ou evento de grande visibilidade pública.

 

Exclusivo (Sponsor)

À primeira vista, é o patrocinador exclusivo de um evento.

Portanto, ele adquire toda a cota de patrocínio que foi disponibilizada – justamente para aparecer sozinho.

Como resultado, toda a visibilidade que a empresa ou atleta gerar, promoverá apenas a marca dele, e não a dele e outras várias.

 

Co-patrocinador (Co-Sponsor)

Este contrato tem traços do contrato social de uma empresa, que pode ser dividido em cotas para todos os sócios.

Neste caso são disponibilizadas diferentes cotas para que investimentos de menor valor possam ser realizados.

Enfim, muitas vezes, encontrar um único patrocinador para arcar com todo o custo é muito difícil – por isso são divididas as cotas.

 

Mídia (Media Sponsor)

De inicio, este patrocínio é aquele realizado pelas empresas de mídia.

Logo, estas empresas podem ser por exemplo:

  • Televisão;
  • Rádio;
  • Blogs;
  • Associações;
  • Empresas privadas;
  • Influences e etc.

 

Support

A primeira vista, pessoas que buscam uma ajuda para a realização de seu evento podem ainda buscar o que chamamos de apoio ou support.

As empresas apoiadoras podem ajudar de várias formas, como:

  • Doando brindes para serem distribuídos;
  • Emprestando equipamentos;
  • Disponibilizando o espaço para a realização do evento;
  • Fornecendo gratuitamente produtos para venda;
  • Ofertando o transporte e a hospedagem de convidados especiais.

Estas empresas ganham certa visibilidade com a divulgação de sua imagem através destas ações.

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2. Importância de adotar contrato de patrocínio escrito

A regra é: Todo contrato deve ser escrito.

Mas, na prática, nem tudo acontece perfeitamente.

Entretanto, prestar atenção nesta dica pode te fazer economizar bastante dor de cabeça daqui para frente.

Seguinte, sempre que for fazer um contrato, lembre-se de escrever ele por completo.

Mas Felipe, escrever o que tanto? E eu lhe respondo: Tudo que você puder colocar e se lembrar.

Não são raros os casos em que patrocinadores e patrocinados acabam entrando em desavenças, afirmando que a outra parte não cumpriu com o que foi combinado.

Para fugir dessa situação de conflito, a solução mais segura é deixar sempre tudo ajustado, por meio de um contrato escrito, assinado por ambas as partes.

Se você ainda não se convenceu da importância de ter esse cuidado, imagine o quão complicado pode ser provar ao juiz, em um processo judicial, a culpa foi de uma das partes, sem ter qualquer documento atestando isso.

Pois é!

A confecção de um contrato escrito servirá também para que você tenha uma prova daquilo que foi ajustado, que poderá ser utilizada em um processo, caso necessário.

 

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Conclusão

Ufa, que bom que você chegou até aqui, ficamos extremamente felizes.

Deu pra saber quais as formas do contrato de patrocínio, não é verdade?

Com toda certeza, ao chegar até aqui, você já está à frente de bastante gente, inclusive de advogados também.

Caso queira saber mais a respeito do contrato de patrocínio, fizemos um post bem completo. Clique aqui para ir direto para ele.

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