Quais os maiores problemas ao abrir um e-commerce do zero?

Abrir um e-commerce do zero no Brasil não é tarefa fácil, os problemas e dificuldades são vários.

Assim, vamos listar aqui alguns dos maiores problemas para quando você montar um e-commerce do zero não cometer.

Listamos 8 problemas comuns que E-commerces enfrentam e que podem prejudicar a satisfação do cliente.

Se você já tem uma loja virtual ou está pensando em começar uma, ou não sabe nem o que é um e-commerce, você deve prestar atenção nesta lista.

  1. Política de Troca

  2. Site lento

  3. Comentários suspeitos

  4. Difícil navegação

  5. Serviço ao cliente questionável

  6. Email Marketing

  7. Perda de confiança

  8. Formulários enormes

 

 

1) Política de Troca

Comprar online nem sempre é uma tarefa fácil!

Os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes, principalmente com a qualidade dos produtos. Em muitos países, inclusive no Brasil, a lei dá aos consumidores o direito de devolver o produto comprado on-line dentro de um período definido.

Mas, as leis em torno das políticas de troca variam de país para país.

Logo, antes de você montar seu e-commerce do zero, é importante que você compreenda e estude bem as leis de cada pais que você for anunciar os seus produtos.

Empresas como a Amazon conseguem descobrir o que os clientes realmente querem, sem correr o risco de devolução ou troca.

 

2) Site lento

Com toda a certeza, este é um dos problemas mais complicados quando monta-se um e-commerce do zero absoluto!

Não ter um site que seja rápido no carregamento, leva a uma experiência de usuário frustrante, podendo levar as pessoas a buscar os mesmos produtos em algum outro lugar.

O ideal é que sua página tenha um tempo de carregamento de até 2 segundos.

 

3) Comentários suspeitos

Primeiramente, bastante cuidado aqui!

Os lojistas sabem que comentários positivos aumentarão suas chances de venda. Os clientes sabem que as avaliações revelarão problemas com o item que eles querem comprar.

Mas, quando os comentários de um produto são 100% positivos, você com certeza chega a desconfiar, não é mesmo?

Os consumidores podem perceber ou não, mas novos clientes serão “bombardeados” por uma série de comentários positivos.

Porém, quando essas opiniões não são equilibradas, pode parecer falso!

Algumas empresas enviam seus produtos para blogueiros e digitais influencers para ganhar comentários positivos sobre os itens, aumentando assim o número de avaliações.

Porém, com essas ações a intenção de ganhar reviews positivos pode transparecer outra coisa e o cliente começar a desconfiar.

 

4) Difícil navegação

Este problema é muito relacionado com ter um site lento.

Se você oferece produtos através de um site ou aplicativo, você deve considerar que muitos usuários estão visitando seu site pela primeira vez, afinal, esta é a intenção de um E-commerce, ESCALA!

Se eles estiverem acostumados com compras on-line, existem certas respostas que eles esperam ver, como links de navegação e a posição do ícone do carrinho.

Porém, um site imprevisível e difícil de usar reduzirá vendas e conversões.

 

5) Serviço ao cliente questionável

De inicio, uma coisa muito importante que você deve notar em sua loja: nunca oculte os canais de serviço ao cliente, seja o número de telefone, e-mail ou qualquer outra forma.

Cometendo este erro, os clientes não sentem confiança em comprar em lojas que não tenha um canal de contato, caso exista alguma dúvida ou problema.

Comprar online é uma questão de confiança, particularmente para novos clientes.

Assim, eles querem saber que a ajuda está disponível, e eles precisam ser reafirmados de que não serão abandonados se tiverem um problema.

 

6) Email Marketing

Antes de mais nada, este é um tópico muito questionado por muitas lojas e compradores de comércio eletrônico.

A base da compra entre o cliente e você, é a confiança, então, você nunca deve enganar compradores para se inscreverem em uma base de clientes.

Da mesma maneira, você nunca deve incluir contatos não autorizados. Se você tiver uma taxa de exclusão acima de 2%, é um sinal de que você está fazendo algo errado.

Talvez você esteja assinando pessoas quando não quiserem se inscrever, ou você está enviando mensagens que eles não querem receber. Tome muito cuidado com isto!

 

7) Perda de confiança

Muitos consumidores não prestam atenção no momento da compra, ficando distraídos em alguns passos essenciais para o fechamento.

Porém, se eles encontram um preço mais barato, eles podem, muitas vezes, abandonarem o carrinho e partir para o concorrente.

Supondo que você esteja fazendo mudanças para aumentar a confiança no seu site, o próximo passo é resgatar carrinhos para que eles não sejam perdidos para sempre.

Aqui vamos lhe dar uma dica, utilize gatilhos mentais para que o seu consumidor tenha plena confiança dos seus produtos e na sua loja!

 

8) Formulários enormes

Primeiramente, seu cliente potencial tem um carrinho cheio de mercadorias, você tem que saber disso antes de montar seu E-commerce do zero.

Logo, eles conferem prestes a fechar a compra e do nada, são um formulário gigantesco aparece para o fechamento da compra.

Tenha em mente que, ninguém gosta de preencher formulários, ainda mais quando ele é enorme!

Uma pesquisa realizada pela Formisimo (link em inglês) notou que 1,5 milhão de visitantes que precisava preencher um formulário, apenas 49% começaram a preencher, o restante abandonou antes de começar.

 

 

 

São vários os problemas para se preocupar antes de abrir um e-commerce do zero, não é verdade?

Mas, antes de você se preocupar com isto, vamos lhe trazer uma coisa boa, nós temos a SOLUÇÃO PARA TODOS ESTES PROBLEMAS!

Quer saber como resolver todos esses 8 problemas e poder montar seu E-commerce com tranquilidade?

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