Como se tornar um Pro Player?

Tenho certeza que você chegou a este texto querendo saber como se tornar um Pro Player de eSports, o que fazer, qual caminho seguir, o que é necessário e como é a vida de um Pro Player!

É preciso que você entenda que vários países reconhecem a profissão Pro Player, porém, infelizmente, aqui no Brasil, ainda não existe regulamentação para este profissional.

Mas nem por isso, é para você desanimar e deixar de sonhar em ser um cyber atleta.

Independente do jogo escolhido, você deve ter em mente que o processo a pra se tornar um Player profissional não é fácil.

Logo, este texto será um guia para você que quer se tornar um Pro Player, mostrando a realidade dessa profissão.

Pra quem viveu no início dos anos 2000, quando o “Boom” das Lan Houses chegou ao Brasil, pode se deparar com uma nova profissão, a do Pro Player, ou melhor gamer profissional.

Não é novidade para ninguém que, hoje em dia, so Pro Players são mundialmente reconhecidos e recebem verdadeiras fortunas para fazer o trabalho deles, o de jogar!

Mas, é importante lhe dizer que, eles não apenas jogam, eles tem a vida igual a de um atleta normal, treinos, viagens, campeonatos, concentrações e, em todos estes momentos, abdicam de estar com suas famílias para viver o seu sonho.

Logo, este texto será um guia para você que quer se tornar um cyber atleta, mostrando a realidade dessa profissão!

  1. Como é a vida de umPro Player
  2. Como se tornar um Pro Player
  3. Legislações referentes aos Esportes eletrônicos no Brasil

 

 

1) Como é a vida de um Pro Player?

De inicio devemos alertar que a vida de um Pro Player não é simples, facil e apenas joga video game todo dia.

É necessário que você entenda que, o Pro Player é uma profissão como qualquer outra, que tem horários para trabalhar e descansar.

Para muitos que sonham com a vida de um player profissional, não pensem que é um mundo perfeito, pois, deixar de lado toda a sua comodidade e sua família, com pouca idade, não é tarefa fácil.

A realidade é bem diferente da vida dos nossos sonhos.

Assim, desde cedo o gamer terá que se acostumar com a distância da sua família e da comodidade da sua casa, para alcançar seu sonho. 

Logo, a rotina de um atleta Pro Player é extremamente árdua, difícil e puxada.

Treinos, discussões estratégicas, orientações, análise de partidas dos adversários, competições, Streaming, viagens, exercícios físicos (sim, é necessário), treino, treino e treino, de forma diária, são apenas algumas atividades da rotina deste profissional.

Importante falar que, quando o jogo se torna o seu trabalho, você não pode simplesmente desligar o pc e fazer outra coisa, você tem que continuar jogando, mesmo não tendo vontade de estar ali.

E tem outro detalhe, que você vai se identificar!

Treinar 3,4,5 horas por dia, durante alguns meses e chegar no final do campeonato e não vencer, é uma das passagens mais duras que os Pro Players têm que enfrentar.

É comum terem atletas que são acompanhados por psicólogos, pois, não aguentam a pressão.

É comum também encontrar resistência na família, mas, se você pensa a longo prazo, terá que enfrentar essa resistência!

Mas, o ponto principal é não desistir!

 

2) Como se tornar um Pro Player?

Se você está pensando que, para se tornar um Pro Player você deve seguir alguns passos que lhe mostrarei aqui e fazer apenas isto, você está enganado.

Primeiro, para se tornar um Pro Player, é importante entender toda a vida dele, como já falamos acima.

Logo, já deixamos claro que, a dedicação para se tornar um atleta profissional, é o pilar principal para você tornar seu sonho realidade.

Um dos pontos que consideramos principal, é a mentalidade do jogador, que tem que estar ligada a sua alta performance, sendo requisitado a atuar em seu nível máximo a todo tempo.

Você precisa trabalhar a sua mentalidade, tanto para saber lidar com situações adversas, como por exemplo, enfrentar momentos de tensão (como uma final de campeonato).

Além disto, é necessário ter habilidade no jogo que você deseja se tornar proplayer.

Além de ter a mentalidade correta, a habilidade é um ponto chave para atingir o seu sonho de ser um Pro Player.

Mas, engana-se que, quem não tem habilidade não pode chegar lá!

Acreditamos que a dedicação no longo prazo, vence o talento! Então, não desista, treine mais um pouco e tenha humildade.

Entenda também que, é o seu trabalho, então, leve a sério!

Tenha certeza que, alguns dias você não estará disposto para trabalhar, mas, terá que fazer assim mesmo pois, você tem um contrato assinado e, de certa forma, uma obrigação de fazer aquilo.

Aqui a sua maturidade é muito importante! 

O que achamos incrível nos eSports é a possibilidade de um jovem de pouca idade se tornar um homem ou mulher, capaz de tomar decisões difíceis desde cedo.

Assim, lembre-se, a partir do momento que você assina um contrato, você vende suas horas e precisa executar o combinado todos os dias.

Crie contatos!

É certo que, como em todas as áreas do mercado, o network é importante, e a ajuda dessas pessoas podem lhe levar para frente.

Logo, não existe em jogar no seu nível máximo cada vez, jogue 100%, se dedique e treine muito!

Mas, tenha em mente que, você é um profissional e terá que ter uma conduta condizente com este “nome”.

Então, não seja toxico, não de “rage” em nenhum momento, seja contra isso e denuncie sempre que você puder!

E por fim, veja que, muitas equipes profissionais, para estarem focadas nos jogos, tem um trabalho de todo um backstage por trás. 

Psicólogos, treinadores, advogados, fisioterapeuta, educador físico, são apenas algumas profissões importantes de pessoas que acompanham os cyber atletas.

Ter o apoio de profissionais assim, é super importante para o seu desempenho estar sempre focado no jogo, deixando os problemas para os profissionais que lhe acompanham.

 

Por fim…

Acredito que você entendeu que o caminho para se tornar um Pro Player não é fácil, entretanto, também não é impossível!

Esforço, dedicação, maturidade, humildade, resiliência, e muito treino, são algumas das competências que devem acompanhar o Pro Player na sua jornada rumo ao seu sonho.

Confira aqui os 3 penalidades que podem acabar com a carreira de um cyber atleta!

 

jogador de eSports de fundo, com uma imagem falando "quero consultar um advogado"

Este post tem um comentário

Deixe um comentário