Como montar uma equipe de eSports 2021

Se você está lendo este texto, é porque tem a intenção de começar de maneira estruturada a montar sua equipe de E-sports.

Então, vamos lhe dar algumas dicas e passos para você começar de maneira correta e possa vencer campeonatos.

 

8 etapas para montar uma equipe de E-sports!

Primeira Etapa: ESCOLHA O JOGO!

Acho que de todas as etapas, essa é a mais simples, ou não!

Importante sempre você pensar em qual jogo você quer investir, qual modalidade quer competir e qual campeonato você vai querer disputar.

Diante disto, com a imensa quantidade de jogos espalhados pela internet, tanto em versão Mobile ou em versão Desktop, que a dica inicial é você começar sabendo qual jogo e planejando suas metas dentro dele, assim, você não vai desviar o seu foco até atingir o almejado título do campeonato.

Então, me responda, você planeja jogar o quê? CoD? Dota? Fifa? Starcraft? LoL? CS?

Depois de definido o jogo, faça uma pesquisa, um questionário para soltar na atlética, afinal, eles que vão jogar.

Você pode se surpreender com a resposta!

 

Segunda Etapa: A MARCA DO SEU TIME!

É importante que você crie algo que conecte sua equipe com o seu publico, os seus fãs!

Agora você deve esta se perguntando o porque fazer isto de tão cedo, não é verdade?

Entenda que o importante de tudo é o planejamento! Crie algo legal, mas que você não vá mudar muito, pois isto pode fazer com que perca a sua identidade com o seu publico e também.

Entretanto, um cuidado ao criar esta marca!

Ao fazer o processo de criação, no inicio ele pode ser simples, mas, chegará um tempo em que você terá que registra-la no INPI (o que pode ser feito no inicio e evitar alguns problemas). Pode ser que, ao tentar registra-la, você encontre alguém que tenha registrado a mesma marca, o que fará com que você crie outra marca.

Assim, se torna um processo chato e custoso e, você não quer isto né ?

Mas, caso queira criar uma marca, é importante contactar profissionais qualificados para fazer este serviço!

 

Terceira Etapa: MONTAR O EU LINE!

Após saber o jogo e a sua marca, está na hora de montar o seu line que lutará bravamente pelo crescimento de toda a marca!

Logo, é importante que você selecione de maneira bem específica quem deve fazer parte do seu time, pois, ele pode gerar bons frutos, ou melhor, títulos.

Para isso, faça consultas iniciais, entre no jogo em que você escolheu focar e veja os melhores jogadores e os convide para entrar na equipe.

Assim, selecione os que tiverem determinação, compromisso com o time, disponibilidade para treinos, colaboração com a equipe, comportamento bom com a equipe.

Após selecionar, coloque-os para jogar uma partida juntos. Identifique os pontos fortes de cada um deles. Seja bastante claro e objetivo nesta etapa.

Checklist
Sua empresa de eSports está bem estruturada e segura juridicamente? Preencha a checklist e confira!

QUARTA ETAPA: GAME HOUSE OU GAME OFFICE E HORÁRIOS

Inicialmente, 90% das equipes começam dentro de suas casas, onde cada jogador fica, sem necessitar de um espaço físico ou uma casa para isto.

Entretanto, a cada vez mais que as equipes caminham para a sua profissionalização, eles necessitam de um local de foco total para os treinamentos e interação entre as equipes.

Existem dois lugares, que podem ser as Game Office ou Game House!

Basicamente as game Office são locais onde os jogadores se encontram apenas para treinar e jogar, sem ser o local onde possam dormir. Já as Game house são casas em que os jogadores ficam de maneira fixa, tanto dormindo como treinando e interagindo.

Cada uma delas tem suas características, qualidades e problemas, mas, não abordaremos isto neste texto!

O importante que você tem que ter em mente aqui é a questão do compromisso e colaboração em equipes com os treinos, para que não fujam do horário estabelecido no contrato da equipe.

Por fim, veja com seus jogadores os horários e dias disponíveis para treinos e reuniões. Treine muito, no mínimo duas vezes por semana e tente fazer isso com o máximo de jogadores possíveis.

 

QUINTA ETAPA: PRESTE ATENÇÃO NA LEI!

Eu sei, é chato falar isso, mas, é necessário!

Esta etapa é uma das que consideramos mais importantes na hora de montar a sua equipe de E-sports!

Primeiro tenha em mente que todos os seus jogadores tem que ter contrato de trabalho, para evitar que sua equipe seja futuramente processada por algum deles, caso saiam e fiquem insatisfeitos com estas medidas.

Assim, é de super importância que você fique atendo a legislação e saiba que um contrato de trabalho pode lhe levar a ganhar campeonatos!

Diante disto, a pergunta que tem que ser feita neste momento é “os jogadores serão contratados como empregados ou serão sócios da equipe?

Se sim, é de fundamental importância que a empresa proprietária do e-team deverá pagar os salários devidos, porém poderá exigir do gamer os deveres de qualquer outra empregado normal.

Ressaltamos que o regime de trabalho do pro player é diferente dos trabalhadores normais, ou seja, o contrato de trabalho dele jamais será igual ao de um funcionário que trabalha no horário convencional, ou seja, de 8 às 12h e de 14 as 18h.

Assim, no momento de montar a sua equipe de E-sports, não pular esta etapa é essencial para que você não tenha problemas futuros, que podem acarretar inclusive o fechamento da empresa/equipe.

Mas, caso queira elaborar um contrato dos atletas, é importante contactar profissionais qualificados para fazer este serviço!

Entretanto, uma coisa legal, os jogadores também é possível se unirem como sócios para fundar um e-team, observando as regras do Código Civil e legislações especiais sobre o tema.

 

SEXTA ETAPA: TREINAR!

Agora com a equipe montada, chegou a hora de testá-la!

Além de treinamentos internos, procure torneios e se inscreva no máximo que puder, para criar tanto experiencia do jogo como experiencia em competições.

 

SÉTIMA ETAPA: SEJA VISTO!

Por fim, esta etapa é super importante, pois como diz o ditado, “quem não é visto, não é lembrado!”, você deve ser conhecido, a sua marca deve se tornar conhecida.

E nada melhor do participar de vários campeonatos e aparecer para o mundo descobrir quem são vocês.

Além disso, faça divulgações da sua página, incentivem o compartilhamento e a interação do time com o público, faça transmissões, tire fotos, o que for necessário para fazer a galera ver o time.

Além disso, você também pode criar uma página com ajuda de ferramentas como Esportsify e se cadastrar em redes sociais especificas de eSports.

 

 

Já que você viu como montar uma equipe de E-sports, é importante saber que existem coisas a se preocupar na sua equipe, então, confira este texto Se você não quer eliminar sua equipe de E-sports!

 

Por fim, não deixa de colocar aqui abaixo suas duvidas, teremos o maior prazer de ajudar você!

Saiba mais sobre o Autor!

Este post tem 2 comentários

Deixe uma resposta