Como conseguir um patrocínio para minha organização de eSports?

Antes de entender como conseguir um patrocínio para a sua empresa, tenha em mente que o patrocínio é uma via de mão dupla, onde as duas partes se ajudam, uma parceria.

Logo, esta parceria será um sucesso se for realizada pensando no benefício de ambas as partes – portanto, existem alguns critérios a se considerar.

Vamos por partes!

Primeiro, é importante saber o que interessa à empresa a qual se dirige a proposta de patrocínio.

Segundo, o que cabe ao patrocinado indicar o motivo pelo qual quer o patrocínio.

E, finalmente, como proceder caso empresa e produtor se entendam e resolvam firmar uma parceria para eventos.

⧫⧫⧫⧫⧫

1. Como conseguir um patrocínio esportivo?

A maioria das empresas sabem mais do que nunca da força do esporte eletrônico e do esporte em geral como marketing da sua marca.

Algumas formas de ganho das empresas são:

  • aumento no número de vendas;
  • Reforço de imagem;
  • Novos mercados;
  • Fidelização;
  • Ser mais vista, dentre outras.

O que fica claro é, toda empresa que patrocina, quer algo em troca.

Logo, organizações de eSports e pro players tem que cada vez amis tornar-se profissionais. 

Caso contrário, correm o risco de não passar credibilidade e nem profissionalismo.

Assim, nenhuma empresa terá interesse de colocar seu dinheiro e associar sua imagem.

Portanto, quanto mais profissionais, com um CNPJ e uma marca registrada estiverem as empresas e os atletas, mais fácil será de obter um patrocínio.

 

⧫⧫⧫⧫⧫

2. O que o patrocinador quer?

Ao associar a imagem de sua empresa a um patrocinador, ele terá interesse em boa visibilidade.

Seja uma organização de eSports ou um Pro Player, grande ou pequeno, o importante é que a marca consiga estabelecer contato positivo com o público.

Portanto, é importante que a empresa patrocinadora escolha o bem quem ela irá patrocinar.

Parece óbvio, mas o resultado negativo de patrocinar uma organização de eSports ou um pro player que não fala a mesma língua dos publico, pode resultar em perda de dinheiro.

Afinal de contas, patrocínio é sinônimo de querer a ampliação de clientes e de consumo.

Além disso, o um ponto importante a favor das iniciativas de patrocínio é o efeito lembrança de marca.

Ao terem uma experiência agradável com a marca, os clientes em potencial poderão aumentar o interesse pelo que é oferecido pela empresa.

 

⧫⧫⧫⧫⧫

3. O que devo propor para conseguir um patrocínio?

Munido dessas informações, o CEO da organização de eSports ou pro player, já saberá como abordar a empresa.

Antes de qualquer outra ação, você deve identificar se existe alguma relação coerente entre o patrocinador e você ou sua empresa.

Isto é importante para evitar arranhar a imagem de um dos lados.

Feito isso, descreva detalhadamente para a empresa como será o patrocínio, que tipo de cobertura midiática é esperada e qual a proposta de divulgação da marca patrocinadora.

Tenha ao lado sempre um advogado qualificado para esta negociação.

 

⧫⧫⧫⧫⧫

4. E se a parceria der frutos, como proceder?

Este é o resultado que todos querem.

Por isso mesmo, uma vez definida a parceria entre a sua empresa e a empresa patrocinadora, deve-se fazer um contrato de patrocínio descrevendo as responsabilidades de cada parte.

4.1 O que deve conter dentro de um contrato de patrocínio para uma organização de eSports?

Primeiramente, dentro de um contrato de patrocínio é importante conter cláusulas como:

  • O objetivo do contrato de patrocínio;
  • Direitos e deveres do patrocinador e do patrocinador;
  • Utilização da marca em qual local do uniforme ou da estampa virtual;
  • O espaço de onde ficará a marca do patrocinador
  • Possibilidades de ingressos a jogos;
  • Camisas para o patrocinador utilizar ou distribuir;
  • Ações comerciais ou promocionais;
  • Valor do patrocínio;
  • Prazo do contrato;
  • Rescisão do contrato;
  • Multa por quebra no contrato;
  • Notificações, avisos ou comunicações;

Por outro lado, cláusulas mais específicas para o caso em contrato devem ser observadas como:

  • Liberação do uso de imagem
  • Confidencialidade do contrato
  • Férias

Por fim, importante que você saiba mapear todas as possíveis saídas para erros dentro deste tipo de contrato.

 

⧫⧫⧫⧫⧫

 

Conclusão

É importante deixar claro se a parceria trata-se de patrocínio exclusivo ou se haverá outras empresas envolvidas.

Caso haja patrocínio misto, informe como as marcas irão se relacionar no evento.

Saiba que elaborar um contrato de patrocínio bem adequado, é essencial para que tudo ocorra bem, e assim, todo mundo ganha.22

Caso queira saber mais a respeito do contrato de patrocínio, fizemos um post bem completo.

Clique aqui para ir direto para ele.

Então, se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e continue sua visita em nosso blog.

Por fim, não deixe de comentar o que você achou destas dicas e compartilhar este post para ajudar donos de organizações e pro players que tenham essas dúvidas.

jogador de eSports de fundo, com uma imagem falando "quero consultar um advogado"

Deixe um comentário