3 penalidades que podem acabar com a carreira de um Pro Player!

Já que você viu neste texto aqui, como Como se tornar um Cyber Atleta, você tem que prestar atenção nas penalidades que podem acabar com a carreira de um cyber atleta!

De início, é preciso que você entenda que, os jogadores ao aceitarem os termos de uso dos jogos, sejam eles da VALVE, RIOT, Garena, Epic Games ou qualquer outra desenvolvedora, estão assinando um contrato onde se submetem as regras para jogar.

Assim, vamos trazer neste texto algumas das penalidades mais severas ao aceitarem os termos de uso dos jogos.

É preciso que você entenda que existem conceitos como a “toxidade”, racismo, falsidade ideológica, “rage”. 

Além disso, a comunidade brasileira é conhecida por ser “hu3hu3 brbr”, o que não ajuda em nada a nossa imagem a nível mundial.

Logo, ao cometer algum desses erros, não, lembre-se que você estará prejudicando a imagem do seu país, você será responsável por isso.

Então, se você quer realmente se tornar um profissional, não aja dessa forma, faça diferente! 

Analisando os termos de uso das publishers, identificamos três comportamentos comuns, que fazem o cyber atleta até perder a conta.

É importante, e eu preciso que você entenda que, usar os serviços de qualquer publisher, você deve cumprir todas as leis, regras e regulamentos da região em que reside.

Ademais, Você também deve cumprir as políticas de uso que as desenvolvedoras dos jogos publicam em sua pagina principal.

Então, ficar ligado nessas modificações é essencial para a sua profissão! 

Caso não consiga ter tempo para fazer isto (que é muito comum), tenha sempre ao lado um profissional qualificado para lhe prestar assessoria.

 

Vamos as três penalidades que podem acabar com a carreira de um cyber atleta!

 

1) Fazer-se passar por qualquer pessoa, empresa ou entidade!

Esta pratica é considerada crime de falsa identidade, podendo levar inclusive a sua prisão por esta prática!

Entenda que, o crime de falsa identidade esta previsto no artigo 307  do Código Penal brasileiro:

Art. 307 – Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem:
Pena – detenção, de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.

É importante notar que este crime é de detenção, ou seja, você ficará recluso dentro de uma cadeia.

Ademais, identidade é o o conjunto de características próprias e exclusivas de uma pessoa, tais como nome, estado civil, profissão, sexo, impressões digitais, títulos acadêmicos, logins, nickname e etc.

Este crime não depende de resultado nenhum, basta a identificação de que a pessoa esta se passando por outra, para que seja penalizado.

Entenda que, se você não quer manchar a sua carreira, não pratique isto.

 

2) Assediar, perseguir ou ameaçar outros jogadores ou funcionários das publishers.

Aqui estamos diante de 3 tipos de crime que estão previsos no código penal brasileiro, porém, vamos dar mais foco ao crime de ameaça, que é o mais comum a acontecer.

O crime de ameaça, previsto no artigo 147 do Código Penal, acontece quando uma pessoa ameaça a outra, por palavras, gestos ou outros meios, de lhe causar mal injusto e grave.

A punição para este crime, pela lei é de detenção de um a seis meses ou multa.

Art. 147 – Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave:
Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.
Parágrafo único – Somente se procede mediante representação.

Aqui alertamos para aqueles momentos mais difíceis dos jogos, onde o Cyber atleta esta de cabeça quente por alguma penalidade que sofreu, algum jogo que perdeu ou até por estar com problemas familiares e acaba falando coisas que não deveria dentro do jogo.

Se você quer ser um profissional player, preste bem atenção a isto para não prejudicar a sua carreira!

 

3) Difamar alguém, por sua cor, gênero ou raça de maneira explícita ou de outra forma condenável;

Aqui vamos a um problema recorrente, que acontece principalmente com os brasileiros, vou lhe dar um exemplo qeu aconteceu.

Se você joga Freefire, deve conhecer o fenômeno Peu, Campeão da 1ª Etapa da Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) de 2020 pela Team Liquid.

Este jogador incrível de 20 anos, morador de Nova Iguaçu (RJ), sofreu diversas vezes com xingamentos e atitudes discriminatórias que logo se tornariam parte do dia a dia do pro-player.

Vamos trazer um trecho de uma fala dele a uma entrevista cedida a START:

“Você entra no mercado, o segurança te olha diferente. Você entra no ônibus, o povo esconde o celular. Dentro de jogo, dizem ‘só podia ser preto’. Em live, me chamam de macaco e lixo”.

Apesar das constantes ofensas raciais, Peu conta que, foi muito bem orientado pela sua mãe, que o alertava para o racismo que encontraria ao sair de casa.

Aqui você nota a importância de uma família por trás do cyber atleta, para lhe dar apoio. Ademais, a importância de um profissional qualificado para lhe ajudar com estas pessoas, é super importante também.

O crime de racismo, previsto na Lei n. 7.716/1989, é crime inafiançável e imprescritível. Ou seja, não  existe fiança para sair e não se acaba, ele é perpétuo, que podem ser julgados a qualquer tempo, independentemente da data em que foram cometidos.

Então, antes de xingar alguém, preste atenção nas palavras que você irá falar!

Por fim, a publisher Garena, produtora do Free Fire, declarou que:

“não tolera nenhum comportamento hostil ou discriminatório em nossa plataforma”. “Estamos comprometidos em trabalhar com nossas comunidades de jogadores para criar uma experiência divertida, inclusiva e acessível para todos”.

 

 

Você viu neste texto 3 penalidades que podem acabar com a carreira de um cyber atleta, e que, são decorrentes de praticas comuns dentro dos jogos.

Assim, é necessário que você tome cuidado antes de assinar um “contrato” para jogar qualquer que seja o jogo.

Preste bem atenção nos termos de uso dos jogos.

Mas, agora que você viu como se comportar direito dentro de um jogo, você sabe como os Cyber atletas mais conhecidos lucram fora do jogo?

Se você não sabe, confira aqui 5 dicas para lucrar mais sendo um Cyber Atleta!

 

jogador de eSports de fundo, com uma imagem falando "quero consultar um advogado"

Este post tem 2 comentários

Deixe um comentário